Importância da histologia na Enfermagem




 


Histologia é o estudo dos tecidos do corpo e de como estes tecidos se organizam para constituir órgãos. É o ramo da ciência que se preocupa com o estudo das células e do material extracelular que constituem os tecidos do corpo, auxiliados pela resolução de lentes ópticas e eletrônicas, demonstram as minúncias dos arranjos celulares.

O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes subdivididos em quatro tipos:

  • Tecido Epitelial: formado por células que revestem superfícies, cavidades corporais ou formam glândulas;
  • Tecido Conjuntivo: constituídos por células e abundante matriz extracelular,com função de preenchimento ou sustentação;
  • Tecido Muscular:  constituído por células com propriedades contráteis;
  • Tecido Nervoso: constituídos por células que formam o cérebro, medula nervosa e nervos.

Atualmente, a Histologia relaciona-se com outros campos da ciência, como bioquímica, biologia molecular e a fisiologia, fornecendo a base para compreensão dos processos patológicos e suas causas. Dentro da Enfermagem, há áreas que lidam diretamente com diagnóstico de doenças.

Todas as doenças têm causa (ou causas) que age por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais no organismo ou em parte dele, produzindo manifestações subjetivas (sintomas) ou objetivas (sinais). A Patologia engloba áreas diferentes, como a Etiologia (estudo das causas), a Patogênese (estudo dos mecanismos), a Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos afetados).

Na enfermagem, saber as causas e como as mais variadas doenças se manifestam é fundamental para a boa atuação profissional. Conhecer a estrutura e a função de cada órgão de uma maneira normal, permitirá que você entenda mais sobre o que deve tratar.




Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário