Rotinas da enfermagem em Saúde Pública






A enfermagem tem a possibilidade de operar, de forma criativa e autônoma, nos diferentes níveis de atenção à saúde, seja através da educação em saúde, seja na promoção ou na reabilitação da saúde dos indivíduos. Esse processo se dá, particularmente, no esforço pelo levantamento de situações críticas e a intervenção sistematizada de um plano de cuidados, capaz de superar as fragmentações e assegurar a continuidade e a resolutividade do cuidado em saúde. Nesse campo de discussões, o papel profissional do enfermeiro é ampliado pela estratégia da Organização Mundial da Saúde "Saúde 21", saúde para todos no século 21 e prioridade número um para a região européia, a qual se concentra em alcançar níveis cada vez mais amplos de saúde e, desse modo, favorecer ao ser humano uma vida social e economicamente produtiva e com mais qualidade.


Para uma melhor visualização dos assuntos abordados na resposta fizemos a separação das rotinas por itens:

Bases conceituais da saúde coletiva;
Políticas Públicas de Saúde no Brasil e do Município;
Modelos de atenção em saúde coletiva;
Sistema único de Saúde.
Ações de Promoção da saúde;
Educação em Saúde na comunidade, fundamentado na problemática saúde da família, capacitando a própria comunidade para cuidarem da sua qualidade de vida e saúde.
Abordagens de educação em saúde (sala de espera, grupos…); 
Visita Domiciliária;
Vigilância à saúde identificar o papel da vigilância à saúde do município no contexto da saúde coletiva detectando os riscos e agravos à saúde.
Saúde da criança
Crescimento e desenvolvimento infantil; Consulta de puericultura; Doenças prevalentes na infância: diarréia, desidratação, IRA, pneumonia e desnutrição, metas e estratégias para controle.
Imunização Programa Nacional de Imunização; Aspectos Técnicos e Normativos relacionados à prática de imunização; Cadeia de frio na conservação de imunizantes.
Saúde do adulto
Ações básicas de controle da hanseníase; Ações básicas de controle da Tuberculose; Ações básicas do controle da hipertensão arterial; Ações básicas do controle do diabetes.
Saúde da Mulher
Planejamento Familiar; Assistência Pré-natal; Visita domiciliária à puérpera e ao recém-nascido; Aleitamento materno; Ações de prevenção as DSTs e Aids; Ações de Controle do Câncer de colo uterino e mama.
Saúde do idoso
Atendimento domiciliar do idoso; O papel do enfermeiro na saúde do idoso na comunidade.
Abordagens práticas de Enfermagem na saúde coletiva
Abordagem comunitária: A visita domiciliar;
O cuidado e o acompanhamento da saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, no contexto familiar, cultural e social;
Rotina de enfermagem na Unidade de Saúde: Cadastramento de famílias; Acolhimento: Consulta de enfermagem à criança e à gestante.
Pronto atendimento.
Vacinação da criança e do adulto;
Terapia de reidratação oral;
Aerosolterapia.
A referência e a contra-referência nos serviços de saúde;
O processo de enfermagem e o diagnóstico de enfermagem em saúde pública;
Educação em saúde.


No Brasil, vários estudiosos se empenham em dar visibilidade ao papel profissional do enfermeiro, seja como prática social comunitária, autônoma, ou como prática assistencial institucionalizada. É preciso levar em conta, no entanto, que a enfermagem como prática comunitária se cunhou de novos significados conceituais, possibilitados pela concepção de saúde coletiva, campo ainda em constituição e que, crescentemente, vem assumindo diversas formas e abordagens.

O papel do enfermeiro é reconhecido, em suma, pela capacidade e habilidade de compreender o ser humano como um todo, pela integralidade da assistência à saúde, pela capacidade de acolher e identificar-se com as necessidades e expectativas dos indivíduos e famílias, pela capacidade de acolher e compreender as diferenças sociais, bem como, pela capacidade de promover a interação e a associação entre os usuários, a equipe de saúde da família e a comunidade. A enfermagem se aproxima, se identifica e procura criar uma relação efetiva com o usuário, independentemente das suas condições econômicas, culturais ou sociais, ou seja, busca otimizar as intervenções de cuidado em saúde de modo que integre e contemple tanto os saberes profissionais quanto os saberes dos usuários e da comunidade.






Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário