Saiba mais sobre Estomaterapia







Estomia é uma comunicação entre o meio interno do nosso corpo com o meio externo.

A estomaterapia cuida de estomas, que são rupturas em órgãos internos, como esôfago (esofagostomia); estômago (gastrostomia); íleo (ileostomia) e o cólon (colostomia). Essas estomias podem ser temporárias, sendo possível indicar a reconstrução ou fechamento da estomia, ou definitivas, quando não existe a possibilidade de reversão.

Por exemplo:  há pessoas que necessitam de estomias respiratórias e se faz necessário a realização de uma traqueostomia, uma abertura na traqueia. Outras demandam estomias de alimentação, como por exemplo as gastrostomias, essas são realizadas para introdução da alimentação, outros já precisam de estomias de eliminação como as estomias intestinais ( ilesostomia, colostomia, por exemplo) e as estomias urológicas conhecidas como urostomias. São diferentes técnicas possíveis para sua confecção e a pessoa que tem uma estomia necessita de cuidados específicos e orientação para realizar seu autocuidado, bem como de acompanhamento durante todo período que estiver estomizada.

As estomias são nomeadas a partir dos locais do corpo em que foram confeccionados. Desse modo, as estomias intestinais podem ser denominadas de colos-tomias, ileostomias e jejunostomias, por exemplo.

A pessoa submetida à reparação de uma estomia sofre alteração de sua imagem corporal e perde o controle do seu próprio corpo, provocando algumas mudanças em sua vida. O estoma não altera somente o sistema biológico, afeta também o emocional, o físico e suas relações sociais, pois muitos pacientes começam a usar uma espécie de coletor no local estomizado, gerando mudanças no cotidiano que, muitas vezes, causam sofrimento e exigem a busca de novas estratégias para enfrentar a condição.

Atuação da Enfermagem nas Feridas

No que se refere as feridas, o enfermeiro estomaterapeuta está capacitado para cuidar com pessoas com feridas de diferentes etiologias, tanto as feridas agudas como as crônicas. Feridas  cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras vasculogênicas ( decorrentes do sistema circulatório), úlceras neuropáticas ( decorrentes do Diabetes  e Hanseníase por exemplo), lesão por pressão, lesão por fricção dentre outras situações que  podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.

E na área das incontinências o enfermeiro estomaterapeuta atua  no fortalecimento do assoalho pélvico, utilizando treinamentos e técnicas específicas, na capacitação de pessoas para realização do auto cateterismo intermitente, realiza estudos urodinâmicos em conjunto com a equipe de saúde, auxilia a pessoas as reeducação do hábito intestinal dentre outras práticas.

Atualmente, a diversidade de produtos para o tratamento de feridas cresceu bastante com o avanço das tecnologias. Há o laser de baixa potência como um coadjuvante no processo da cicatrização, ozonioterapia, curativo de pressão negativa, impregnados de prata (cobertura para feridas antimicrobiana), coberturas de silicone, soluções de limpeza como PHMB e outros recursos.

Na área de incontinências muitos dispositivos podem ser utilizados para o tratamento, como cateteres vesical tipo os hidrofílicos, plug anal (incontinência anal), programas de reabilitação para o intestino constipado ou neurogênico, dispositivos para prolapsos de órgãos pélvicos como os pessários, eletroestimulação, biofeedback, gameterapia etc. Nas estomias há diversos tipos de bolsas para atender melhor às diferentes necessidades e tamanhos dos estomas. Podem ser, basicamente, de dois tipos, de acordo com a finalidade, que são as intestinais e as urinárias. Também há disponível acessórios como cinto, pó e pasta de hidrocolóide, anéis convexos e planos etc.

O enfermeiro especialista em estomaterapia é definido como aquele que possui conhecimento específico e habilidades para cuidar de pessoas com estomias, com feridas agudas e crônicas, fístula, cateteres, drenos e incontinência anal e urinária. O estomaterapeuta pode atuar em serviços públicos, privados, ambulatórios, clínicas, consultórios médicos, consultórios especializados em estomaterapia, assistência domiciliar e tem a possibilidade de ter seu próprio empreendimento.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário