Como a Enfermagem participa do processo da Cirurgia Bariátrica?




 


A obesidade é uma doença crônica que envolve diversos fatores como culturais, familiares, emocionais e sociais. Dessa forma, o preparo pré-operatório do paciente a ser submetido a cirurgia bariátrica envolve uma equipe multidisciplinar que vai além do cirurgião, envolvendo o paciente em um contexto em que há participação de endocrinologista, cardiologista, pneumologista, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta e psicóloga.

Falando especificamente da Enfermagem, é muito importante que o paciente se sinta seguro e que ele perceba que a equipe de enfermagem fala a mesma linguagem do restante da equipe que trabalhou com ele no pré-operatório. acolhimento não apenas do paciente, mas também da família: O acompanhante vai ao posto de enfermagem a cada cinco ou dez minutos querendo ter informação do paciente. É a equipe de enfermagem que vai fazer isso, porque o cirurgião está operando e a família está lá. Cuida-se não só do paciente, mas também da família. É um acolhimento geral.

Um dos primeiros contatos com profissionais do hospital é feito com essa equipe, a qual promove o acolhimento imediato momentos antes da cirurgia, ou seja, aquele em que, no geral, a ansiedade envolve paciente e seus familiares. É nesse momento em que haverá a conferência dos termos cirúrgico e anestésico, verificação de especificidades do paciente (como comorbidades e alergias), já nos primeiros passos para a busca pela cirurgia segura. O trânsito do paciente até o centro cirúrgico também é feito através da equipe de enfermagem, que mais uma vez deve prestar apoio emocional contornando a ansiedade até a entrada na sala cirúrgica.

Nos últimos instantes pré-operatórios, uma equipe de enfermagem acostumada com a rotina de cirurgia bariátrica e de seus cuidados específicos promove importante auxilio à equipe de anestesia. O conhecimento dessa rotina e das novas tecnologias dos materiais cirúrgicos (grampeadores e outros instrumentais específicos) auxilia a equipe cirúrgica no decorrer da cirurgia, promovendo maior agilidade até o término do procedimento.

Embora a participação seja mais ativa nas fases pré-operatória e pós-operatória, durante a cirurgia bariátrica a equipe de enfermagem também promove auxílio. São ações que envolvem conhecimentos da rotina e das novas tecnologias de materiais cirúrgicos, promovendo maior agilidade até o término do procedimento.

A prevenção de complicações, reabilitação precoce, promoção do bem estar físico e emocional, o conhecimento e experiência das especificidades dos cuidados do paciente fazem parte do papel da enfermagem na cirurgia bariátrica, os quais são fundamentais para melhor recuperação pós-operatória, quebra de dogmas, alta hospitalar precoce e passos iniciais para o sucesso do tratamentos cirúrgico da obesidade.

É de fundamental importância que o hospital tenha uma equipe preparada para os cuidados específicos do paciente submetido à cirurgia bariátrica, para que se some à equipe multidisciplinar do pré-operatório, em uma mesma linguagem rotineira.




Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário