Administração de medicamento na Enfermagem







Ao administrar qualquer medicamento para um paciente, o profissional da área da saúde tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais.

Os medicamentos são administrados por diversas vias, fato que influencia sua absorção. A absorção é a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea. Essa etapa não acontece quando o medicamento é diretamente administrado na circulação, como, por exemplo, na via endovenosa. Os locais mais comuns onde ocorre a absorção são os músculos, a mucosa oral, a pele e o intestino.

Nos casos de medicamentos administrados por via oral, a absorção ocorre no trato gastrointestinal e sofre influência de vários fatores, entre eles: área disponível para absorção; fluxo sanguíneo regional; propriedades físico-químicas dos medicamentos; concentração local do medicamento; acidez gástrica; presença ou não de nutrientes no momento da administração; alteração da função gastrointestinal (aumento da velocidade de es- vaziamento gástrico, diarreia, constipação etc.); preparação do fármaco e sua forma de apresentação (comprimidos, soluções etc.); concentração do medicamento.

Nos medicamentos administrados por via sublingual, a absorção ocorre na própria cavidade oral, através do sistema venoso bucal.

As vias de administração de medicamentos classificadas como parenterais (principalmente a endovenosa, a intramuscular e a subcutânea) apresentam certas peculiaridades quanto à absorção de medicamentos. No caso da via endovenosa, o medicamento é administrado diretamente na circulação sanguínea. Na via intramuscular, a absorção está relacionada ao fluxo sanguíneo do local de aplicação e ao tipo de solução. Soluções que utilizam água como base são absorvidas mais rapidamente que as soluções oleosas.

A administração e o preparo de medicamentos pode ser considerada como uma atividade de grande responsabilidade e relevância nos cuidados com o paciente.

Também é uma atividade considera de grande risco na prática de enfermagem porque qualquer erro pode ser fatal.

Não é à toa, infelizmente, vez ou outra, é noticiado erros graves de medicação cometidos por enfermeiros, levando, em alguns casos, a morte do paciente.

Por esse motivo, o enfermeiro deve ficar sempre atento as boas práticas e aos protocolos de segurança do paciente.

O Fantástico Treinamento Cálculo de Medicamentos | Guia definitivo é um treinamento totalmente em vídeo aulas que ensina o aluno passo a passo do início ao fim como resolver qualquer cálculo de medicamento usando as transformações de unidades, as fórmulas e regra de três de forma fácil e definitiva. Saiba mais clicando aqui




Dicas para profissionais
  • Cursos Online de Enfermagem
  • Ebooks de Enfermagem
  • Receba Notícias da Enfermagem por Email
  • Drives GRATUITOS de Enfermagem
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência
  • Seleção de Livros de Enfermagem
  • Minicurso de Enfermagem na Oncologia
  • 500 ebooks sobre Enfermagem

  • Comente:

    Nenhum comentário