6 dicas para melhorar na Semiologia na Enfermagem







A semiologia médica é a área do conhecimento que dedica sua atenção aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes.

Além dos sintomas expressados verbalmente, os estudantes da área de saúde precisam observar os sinais não-verbais. Isso é fundamental para compor o diagnóstico do paciente da melhor forma durante o exame físico.

Afinal, mesmo com os avanços tecnológicos dos últimos anos, a observação clínica segue como uma peça chave da consulta. Esta primeira conversa é essencial para identificar o diagnóstico e o tratamento das doenças.

1. Não tenha medo do paciente

O primeiro contato com o paciente pode ser assustador. É comum o estudante achar que está fazendo tudo errado. Apesar das dificuldades e do esquecimento na hora de questionar os sintomas da doença, tente ficar relaxado e seguir em diante a sua consulta com simpatia e profissionalismo.

Em geral, o paciente já sabe de antemão que será atendido por um estudante de medicina e entende as vantagens e desvantagens desse tipo de atendimento.

2. Treine o exame físico com seus colegas e familiares

Na primeira ausculta cardíaca, não há nada mais natural do que achar difícil diferenciar as bulhas e decidir se um sopro está presente ou não. O único jeito de superar essa dificuldade é treinando (e muito) o seu exame físico.

Para isso, conte com a ajuda dos colegas de sala e familiares que não se importarem de servir de cobaia por alguns minutos.

3. Sempre faça a anamnese e o exame físico completo

É claro que colher a história sócioeconômica não vai alterar em nada o diagnóstico e conduta daquele paciente que só deseja uma renovação de receita dos remédios antihipertensivos, mas o objetivo da disciplina de semiologia não é gerar consultas rápidas para suprir a demanda do serviço de saúde.

Os semestres de semiologia servem para que o estudante aprenda e aprimore suas habilidades de anamnese e exame físico, sendo recomendado que tudo seja feito da forma mais completa possível.

4. Busque material online

Por melhor que seja a aula do professor, não é possível aprender todo o conteúdo nesse primeiro contato e estudar em casa vai ser essencial para o seu aprendizado.

Apesar dos clássicos livros texto serem importantes, uma forma mais didática de aprender semiologia é buscando vídeos que demonstrem o exame físico ou simulem uma consulta com diferentes tipos de queixas já que assim fica mais fácil transferir esse conhecimento para a sua prática.


5. Tenha uma cola para tirar dúvidas

Nos primeiros atendimentos, prepare um roteiro a ser preenchido com os dados da história e do exame do paciente para ter certeza de que você não se esqueceu de algum item importante, por exemplo.

Além disso, você pode consultar dicionários médicos no celular na hora de escrever o prontuário para ter certeza de estar usando os termos certos.

6. Comemore o seu progresso

Após algumas semanas de prática, você já será capaz de perceber um grande progresso em suas habilidades e verá que seu atendimento está ficando cada vez mais natural. Para acelerar esse processo, obtenha o feedback dos seus colegas e de seu professor após cada consulta e vá corrigindo os pequenos erros.

O drive virtual de Enfermagem é uma modalidade que reunimos os cds online com artigos, apostilas e matérias para download a partir de um link. São centenas de itens, em várias áreas da Enfermagem para acesso. Clique aqui e saiba mais!



Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário