Aspectos da Semiologia na Enfermagem







A semiologia geral da enfermagem busca é ensinar aos alunos as técnicas (semiotécnicas) gerais que compõem o exame físico. O exame físico, por sua vez, compõe-se de partes que incluem a anamnese ou entrevista clínica, o exame físico geral e o exame físico especializado.

O exame físico é a parte mais importante na obtenção do diagnóstico. Alguns autores estimaram que 70 a 80 % do diagnóstico se baseiam no exame clínico bem realizado.

Cumprir todas essas etapas com resolutividade, mantendo o foco nas necessidades do cliente é realmente um desafio. Esses fatores, a complexidade que cerca a semiologia e muitas decisões que precisam ser tomadas torna necessário que o enfermeiro tenha domínio de diversas informações.

Além de possibilitar a identificação de problemas e o levantamento de percepções e expectativas que necessitam de intervenções de enfermagem, o exame físico também possibilita:

- Individualizar a assistência de enfermagem;

- Estabelecer uma relação interpessoal de confiança,

- Diminuir o nível de ansiedade do cliente e

- Aumentar o grau de satisfação do enfermeiro no desenvolvimento de suas atividades.


O exame físico completo somente poderá ser desenvolvido por enfermeiros, pois solicita um amplo conhecimento científico e prático para sua realização eficaz. Alguns cuidados devem ser tomados pelo profissional para que o exame físico seja realizado com eficiência e que se gaste o mínimo de tempo necessário.

Abaixo descreveremos alguns desses cuidados:

- Explicar o que será feito e o porquê ao paciente, pedindo-lhe permissão e colaboração;

- Proporcionar ambiente adequado: tranquilo e confortável, com iluminação homogênea e que permita privacidade;

- Evitar ao máximo as interrupções;

- Manter as mãos limpas, aquecidas, com as unhas curtas;

- Adequar a altura da maca ou leito ao biótipo do enfermeiro para facilitar a execução do exame;

- Procurar realizar o exame físico no sentido cefalopodálico, deixando a região onde o cliente refere dor ou alguma alteração para ser examinada por último;

- Ficar atento à comunicação não verbal do cliente para se detectar possível desconforto e dor, principalmente as expressões faciais.

Tipos de Exames Físicos

Inspeção

A inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento. A inspeção pode ser estática, observando-se os contornos do paciente parado; ou dinâmica, exigindo ao paciente que faça alguns movimentos.

Palpação

O toque no corpo é o que confirma a existência de dor local. Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

Ausculta

Para ser realizado, o procedimento exige ambiente livre de ruídos externos – permitindo, assim, ouvir sons inaudíveis produzidos pelo corpo. A técnica é feita com auxílio de instrumentos. É quando se verifica a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo. A interpretação do exame físico pode mudar conforme as etapas do ciclo vital do paciente. "Cada uma das etapas tem peculiaridades específicas", afirma.

O ciclo vital varia de acordo com a literatura científica, mas geralmente abrange quatro fases: nascimento; pediatria (variando até 15 anos ou 18 anos); adulto; e idoso (a partir dos 60 anos).

O exame físico realizado pelo enfermeiro em sua prática assistencial tem por finalidade avaliar características inerentes ao corpo humano, que vêm a servir como dados subsidiadores ao cuidado oferecido. O ensino da semiologia e semiotécnica da enfermagem, devido à ênfase nas técnicas aferidoras, pode restringir a avaliação de enfermagem ao físico, contribuindo para a repetição de uma história clínica padronizada, independente do cliente examinado.

O drive virtual de Enfermagem é uma modalidade que reunimos os cds online com artigos, apostilas e matérias para download a partir de um link. São centenas de itens, em várias áreas da Enfermagem para acesso. Clique aqui e saiba mais!



Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário