A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, quer seja por déficit de contração e/ou de relaxamento, comprometendo o funcionamento do organismo, e quando não tratada adequadamente, reduzindo a qualidade de vida e a sobrevida.
Pode ser considerada sistólica, quando existe déficit de contração e/ou diastólica, na presença de alteração de relaxamento das câmaras cardíacas, além disso, pode acometer os ventrículos esquerdo e/ou direito.
Nos primeiros estágios da IC, o paciente pode não apresentar os sintomas ou não ser capaz de percebê-los. Com o avanço da doença, os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca começam a se manifestar de forma mais intensa e a ser mais facilmente notados.
Os principais sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são:
Os principais sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são:
- falta de ar (dispneia);
- inchaço dos pés e pernas (edema);
- falta de energia e cansaço;
- dificuldade de dormir à noite devido à dificuldade de respirar;
- abdômen inchado (ascite);
- perda de apetite, que pode ser acompanhada de náuseas;
- ganho de peso (devido ao inchaço no corpo);
- tosse;
- aumento da frequência e necessidade de urinar à noite;
- confusão mental e tontura.
Como ficam os sintomas da insuficiência cardíaca com o agravamento da doença?
Com o avanço da insuficiência cardíaca, a intolerância ao esforço aumenta e o paciente passa a realizar cada vez menos atividades. Em níveis crônicos, a falta de ar pode estar presente mesmo quando o paciente está em repouso.
Vamos aprofundar o estudo da ANATOMIA e FISIOLOGIA do Sistema Cardiovascular? Tire suas dúvidas e perca o medo de falar sobre o sistema cardiovascular. Clique aqui!
Outra dica: Esse drive virtual de enfermagem na Cardiologia contém material em PDF e DOC sobre diversos assuntos que envolvem a Enfermagem na Cardiologia e te garanto uma coisa: poupará o seu tempo demais. É uma ótima reunião! Clique aqui!
Dicas para profissionais
Nenhum comentário