Saiba mais sobre a Morte Súbita Cardíaca








A morte súbita é um evento inesperado e dramático, sendo conceituada como a morte que ocorre no máximo em uma hora após início dos sintomas, em geral, em poucos minutos, não decorrente de trauma ou violência. A morte súbita cardíaca é a morte inesperada causada pela perda da função cardíaca. A morte súbita cardíaca é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, acometendo mais de 200.000 pessoas/ano só nos Estados Unidos e 712 pessoas/dia no Brasil, principalmente, na faixa etária mais produtiva.

A maioria dos episódios de morte súbida cardíaca (MSC) ocorre em casa, embora as vítimas que sofram parada cardíaca em um local público têm uma chance muito melhor de sobreviver. O ritmo de parada cardíaca inicial mais provável é a fibrilação ventricular (FV) quando a parada cardíaca ocorre em um público; os pacientes que sofrem MSC em casa costumam ser tipicamente mais velhos e mais propensos a ter uma ou mais doenças crônicas que limitam ou excluem a participação em atividades fora do lar.
A causa mais comum de morte súbita cardíaca na meia-idade ou em mais velhos é a doença arterial coronariana (DAC).. Em muitos casos, a fibrilação ventricular (link taquicardia) precede a insuficiência cardíaca final. Um ataque cardíaco (link para o ataque cardíaco), outras arritmias cardíacas (link para perturbações do ritmo cardíaco), doenças valvares ou doenças do músculo cardíaco (cardiomiopatia ou miocardite) podem causar anemia falciforme. Em cerca de 55 por cento dos casos, a doença subjacente é desconhecida até após o evento trágico
Normalmente, a morte súbita cardíaca ocorre sem sintomas prévios. Pessoas afetadas desmoronam abruptamente. Eles não respondem ao som ou toque. O pulso não é palpável e não param de respirar um minuto. Suas pupilas são ampliadas e sua pele pode ter uma cor acinzentada. Sem a restauração imediata do tratamento do ritmo cardíaco, a morte ocorre dentro de minutos.
Às vezes, os pacientes podem sofrer batimento cardíaco, dor no peito, falta de ar, ou sentir tonturas, alertando-os para um problema cardíaco potencial do coração. Desmaio (link síncope) também pode preceder a morte súbita cardíaca. Se você sentir ou testemunhar estes sintomas, procure ajuda médica de emergência imediatamente. Após o evento, é aconselhável receber um exame médico completo, incluindo eletrocardiograma (ECG).
Uma das medidas mais importantes para prevenir a morte súbita cardíaca é diagnosticar precocemente e tratar doenças cardiovasculares corretamente. Atletas, em particular, devem receber check-ups cardiovasculares regulares para detectar problemas de saúde do coração escondidos em tempo. Além disso, a pessoa deve seguir um estilo de vida saudável e evitar fatores de risco, tais como a falta de exercício, obesidade, tabagismo ou abuso de álcool.
Em caso de dor torácica súbita, falta de ar e / ou desmaio, a equipe médica de emergência deve ser chamada imediatamente. Pacientes inconscientes sem pulso palpável devem ser reanimados com massagem cardíaca (também chamada de ressuscitação cardiopulmonar ou CPR), pois três a quatro minutos sem oxigênio podem causar danos cerebrais irreversíveis. Suporte básico de vida deve ser continuado até que o médico de emergência chegue.

No caso de fibrilação ventricular, a desfibrilação (cardioversão) pode ser uma opção para parar a perturbação do ritmo cardíaco e de retomar a atividade normal do coração. Hoje, existem os chamados desfibriladores automáticos externos (DAE) em muitos locais públicos e edifícios públicos. Instruções passo-a-passo fáceis de entender ajudam o socorrista a lidar corretamente com esses desfibriladores.
Vamos aprofundar o estudo da ANATOMIA e FISIOLOGIA do Sistema Cardiovascular? Tire suas dúvidas e perca o medo de falar sobre o sistema cardiovascular. Clique aqui!

Outra dica: Esse drive virtual de enfermagem na Cardiologia contém material em PDF e DOC sobre diversos assuntos que envolvem a Enfermagem na Cardiologia e te garanto uma coisa: poupará o seu tempo demais. É uma ótima reunião! Clique aqui!

.


Dicas para profissionais
  • Drives Virtuais de Enfermagem
  • Apostila de Provas de Concurso para Enfermagem (Enfermeiro)
  • Curso Atendimento Pré Hospitalar de Excelência

  • Comente:

    Nenhum comentário